Notice: wpdb::prepare foi chamada incorretamente. A consulta não contém o número correto de espaços reservados (2) para o número de argumentos passados (3). Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /home/fao/public_html/wp-includes/functions.php on line 4140
Palestrantes – Congresso
Palestrantes

Palestrantes

Listagem de Palestrantes confirmados, sujeita a alterações.

Denise Carreiro

Nutricionista

Formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -USP em 1982. Pós-Graduada em Nutrição Clínica Funcional. Docente do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional do Centro Valéria Paschoal/ UNICSUL. Docente do Curso de  Pós Graduação Médica do Curso Master em Ciências da Fisiologia Humana, do Grupo Longevidade Saudável/ Universidade Tales de Mileto. Atendimento nutricional em consultório próprio desde 1991. Autora de diversos livros sobre Nutrição Clínica.

Edilene Simões

UFMS

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, hoje atua como professora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (Brasil). Atou junto à FAO como consultora em Projetos de Educação alimentar: Educando com a Horta Alimentar de 2006 a 2009; UNJP/BRA/075/SPA – Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Brasil de 2010 a 2011; GCP/RLA/180/BRA. Local: Honduras, Nicarágua, Peru, Costa Rica, República Dominicana, Bolívia, Paraguai e Brasil em 2012 e 2014. Em 2016 no GCP/RAF/483/BRA Fortalecimento dos Programas de Nutrição Escolar na África, inserido do quadro da Cooperação Trilateral Sul-Sul, entre o Brasil a FAO e São Tomé e Príncipe.

Emma Siliprandi

FAO

Engenheira Agrônoma (UFRGS), Mestre em Sociologia Rural (UFPB) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB e Universidade de Valladolid, Espanha). Especialista em Políticas de Segurança Alimentar, Desenvolvimento Rural e Agroecologia, com enfoque de gênero. Professora convidada do Curso de Mestrado Oficial em Agroecologia da Universidade Internacional de Andaluzia (UNIA), Espanha. Autora de livros e artigos sobre temas relacionados com segurança e soberania alimentar e as questões de gênero. Atualmente coordena o Projeto de Apoio as Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe, uma parceria da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e o Governo do Brasil (Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e Agencia Brasileira de Cooperação – ABC).

Ines Rugani

UERJ

Professora do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. Sua pesquisa se concentra no projeto e avaliação de intervenções, programas e políticas sobre nutrição de saúde pública. Ela é coordenadora do Grupo de Interesse Especial (SIG) em Nutrição de Saúde Pública da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Seus temas prioritários neste SIG são conflitos de interesse nas relações público-privadas e a interface entre abordagens de alimentação e nutrição no Sistema Nacional de Saúde e a agenda de Segurança Alimentar e Nutricional.

Jonathan Foley

California

Jonathan Foley, Coordenador do Projeto quintas-feiras da California, tem trabalhado na Área da Baía de São Francisco pelos últimos sete anos, com foco nos sistemas de alimentação escolar. Sua paixão está em desenvolver programas que permitem que os estudantes entendam e se envolvam com os sistemas alimentares em torno deles, ajudando-os a se tornarem atores informados e conscientes do nosso planeta. Este trabalho decorre de seu senso bem enraizado de se sentir maravilhado com o mundo exterior, onde você provavelmente o encontrará se ele não estiver no escritório.

Juarez Calil

Nutricionista

Juarez Calil Alexandre, Nutricionista, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor de Educação Alimentar e Nutricional do IESB, com dez anos de experiência em consultoria nesta área para organismos internacionais.

Karine Santos

FNDE

Servidora efetiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE desde 2009. Pós-graduada em Programas e Projetos Educacionais (2010-2011) – Universidade Católica de Brasília/DF. Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar –  PNAE.

Michelle Mendes

Pedagoga

Pedagoga (UNIVERSIDADE GAMA FILHO), Especialista em Gestão Escolar (UNIPLI), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Ciências Biológicas (UFRJ). Experiência como Professora, servidora pública do Município do Rio de Janeiro, atuando como Alfabetizadora, Professora Itinerante em projetos na Coordenadoria, Professora Articuladora de creche, Diretora Adjunta da Creche Municipal Dina Sfat. Atualmente Diretora no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Norma Andrade Nogueira, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Najla Veloso

FAO-Brasil

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutorada em Sociologia para a Formação de Professores e Pós Doutorada em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente coordena o Projeto da Cooperação Técnica Brasil-FAO: Fortalecimento de Programas de Alimentação Escolar para América Latina e Caribe. Tem livros publicados na área de Currículo e experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de Educação. Especialista em implementação de hortas escolares pedagógicas.

Patrícia Gentil

MDS

Patrícia Chaves Gentil é mestre em Nutrição e Saúde Pública, com ampla experiência em gestão e implementação de políticas públicas na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Responsável por articular a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), instância que tem a finalidade de promover a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública afetos à agenda de SAN. É diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS) e coordena a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em âmbito federativo.

Rejane Ribeiro

Pedagoga

Pedagoga (Faculdade Paulista São José), Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (Unigranrio), Especialista em Gestão Escolar (Faculdade Internacional Signorelli), Mestre em Educação (Universidade de Jaén, Espanha). Experiência como Professora, servidora pública das Redes Municipais do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, atuando como Professora Articuladora de creche da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e como Dinamizadora de Leitura da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Atualmente é Diretora Adjunta no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Norma Andrade Nogueira, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Rita Lobo

Escritora

Rita Lobo é criadora do Panelinha, que começou em 2000 como site de receitas e hoje também é editora de livros, produtora de TV e canal no YouTube – sempre ensinando e incentivando o público a cozinhar. Para ela, cozinhar é como ler e escrever: todo mundo deveria saber. Autora best seller, Rita já publicou os livros Panelinha: receitas que funcionam, Cozinha de Estar, Pitadas da Rita e Cozinha Prática. Para o canal a cabo GNT, criou, apresenta e produz o programa Cozinha Prática com Rita Lobo.